O Falling into Infinity dedica-se, essencialmente, à literatura, procurando proporcionar uma base informacional assim como uma subjectiva componente crítica relativamente a obras de ficção. Tal não invalida, no entanto, que aqui sejam divulgadas obras que não se encaixem na ficção, nem tão pouco significa que o blog estará limitado à literatura, tratando-se apenas da tendência dominante que se virá a verificar.
No que diz respeito à referida componente crítica, pretende-se apresentar opiniões consistentes, isto é, baseadas nos mesmos valores e padrões: os do autor do blog. Tal permitirá ao leitor captar esses valores e percepcionar a posição dos seus próprios pontos de vista relativamente aos que aqui são apresentados, exercício esse indispensável para a utilidade de qualquer crítica, que não deixa de ser, acima de tudo, um guia para quem a lê.
Claro que, para além destes dois factores (por um lado a consistência de valores, por outro a sobreposição e comparação da perspectiva do leitor com a do crítico),a qualidade do conteúdo depende, naturalmente, da sensibilidade e da capacidade deste vosso guia.
Se tal capacidade existe, se tal sensibilidade é suficiente, apenas o tempo e os leitores o poderão dizer.
Ricardo Lourenço