24 de junho de 2013

1.ª Edição do Festival Afinidades Electivas


Nos dias 28, 29 e 30 de Junho, no Goethe-Institut de Lisboa e na Biblioteca Municipal de Oeiras, realiza-se a primeira edição do Afinidades Electivas, um festival dedicado às literaturas e culturas portuguesa e de expressão alemã, que reúne, em torno da mesma mesa, mais de uma dezena de autores de língua portuguesa e alemã.

Durante três dias, escritores portugueses juntam-se a escritores de expressão alemã, num encontro que pretende aproximar as literaturas e as culturas de dois espaços geográficos distantes apenas fisicamente.

Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Joana Bértholo, Manuel Alegre, Sandro William Junqueira e Teolinda Gersão são os nomes nacionais que, a par de Abbas Khider, Arezu Weitholz, Olga Flor, Olga Grjasnowa, Stephan Thome e Ursula Krechel, irão mostrar como ambas as culturas partilham semelhanças e referências comuns que as unem, num momento em que se exacerbam as diferenças entre o Norte e o Sul da Europa.

Do programa constam seis mesas de debate, que juntam um autor português e um autor de expressão alemã, sobre os temas, os livros e as memórias que unem duas tradições culturais aparentemente distantes.


Às mesas de discussão dos autores acresce outra componente do festival: a do Encontro Profissional de Edição, vocacionado para profissionais da área. Esta componente da manhã de sábado, dia 29, traz a Lisboa Petra Hardt, representante de uma das mais importantes casas editoriais alemãs, a Suhrkamp Verlag, e Bernd Zabel, do departamento de literatura e apoio à tradução da sede do Goethe-Institut, em Munique.

Como Goethe disse um dia, «falar é uma necessidade, escutar é uma arte». Por isso mesmo, este festival pretende ser o local onde se encontram a necessidade de comunicar e afirmar a nossa singularidade com a arte de descobrir o Outro e a relação que nos une. Sendo um festival falado a duas línguas, será disponibilizado, em todas as mesas e espaços do festival, um serviço de tradução simultânea.

O festival Afinidades Electivas resulta de uma organização conjunta entre a Booktailors — Consultores Editoriais e o Goethe-Institut de Lisboa.
Mais informações na página oficial do evento no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...