11 de março de 2013

Apresentação do Projecto Adamastor


O Projecto Adamastor acaba de lançar o seu website. A iniciativa tem como objectivo disponibilizar clássicos da literatura portuguesa, actualmente em domínio público, de forma gratuita e em formato EPUB, de modo a facilitar a sua leitura em dispositivos electrónicos.
De momento podem ser descarregadas as seguintes obras: Eurico o Presbítero, de Alexandre Herculano; Livro de Soror Saudade, de Florbela Espanca; e O Banqueiro Anarquista, de Fernando Pessoa.
O mercado do livro digital, que nos últimos anos tem vindo a crescer significativamente no estrangeiro, começa agora a desenvolver-se no nosso país, beneficiando da descida de preço dos eReaders e da proliferação dos smartphones e tablets. No entanto, estratégias editoriais à parte, tal desenvolvimento está limitado pela insuficiente oferta de títulos em português, num formato apropriado para leitura nesses dispositivos electrónicos.



Neste sentido, o Projecto Adamastor tem como principal objectivo atenuar essa escassez através da criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.




Tal não significa que o projecto se resuma à mera conversão de textos disponíveis online, bem pelo contrário: os colaboradores do Projecto Adamastor procuram acrescentar valor através de uma revisão cuidada de cada obra, de modo a minimizar o número de erros e a atingir uma versão fiel ao original, actualizada de acordo com a ortografia vigente. Tudo isto acompanhado por um design atractivo.

Uma iniciativa desta natureza depende de trabalho voluntário, pelo que se estiverem interessados em colaborar podem entrar em contacto connosco através do email geral@projectoadamastor.org, ou do formulário de contacto.

2 comentários:

  1. Iniciativa de bom gosto, mas efectua-la com o novo acordo rouba-lhe bastante brilho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Roberto, nós não adoptámos o chamado "novo" acordo ortográfico, pelo que o brilho não se perde ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...