13 de novembro de 2012

Análise ao Kobo Glo - Parte II



Esta análise divide-se em três partes:
II – Software

Na primeira parte desta análise foquei as especificações técnicas do Kobo Glo. Esta segunda parte trata de um aspecto igualmente importante para proporcionar uma experiência de leitura agradável e possibilitar uma boa organização da nossa biblioteca digital: o software.

Funcionalidades

As funcionalidades disponíveis são, regra geral, bastante intuitivas. O ecrã inicial apresenta as capas dos livros lidos recentemente pelo utilizador. Acima das capas temos as opções Reading e Discover: a primeira corresponde à apresentação das capas enquanto a segunda permite visualizar algumas sugestões da loja Kobo. No topo do ecrã encontramos diferentes ícones: um botão para aceder ao ecrã inicial, um indicador de ligação Wi Fi, um indicador de bateria e um submenu onde podemos encontrar a data e hora, uma checkbox para activar ou desactivar o Wi Fi, uma estimativa mais precisa da duração da bateria, uma opção de pesquisa (na biblioteca de livros carregada no eReader ou na Kobobooks) e o acesso às definições do Kobo Glo. Abaixo das capas dos livros temos as opções principais Library, Find Books e Reading Life e, finalmente, na parte inferior do ecrã, o acesso à nossa Wishlist.
A versão do software utilizada para esta análise (2.1.5) não permite personalizar o screensaver. Por defeito, quando em modo de espera ou desligado, o aparelho apresenta como screensaver o logótipo da Fnac. No entanto, através da edição de um ficheiro no directório principal do Glo, é possível eliminar esse logótipo e forçar a apresentação da capa do livro que está a ser lido como screensaver.
Todas estas funcionalidades são descritas em detalhe nas seguintes secções. Podem também consultar a galeria de fotos, onde poderão encontrar várias dezenas de imagens do Kobo Glo.

Definições
  • Account
Menu onde podemos gerir as contas Kobo e Facebook associadas ao eReader, assim como as permissões da Adobe. Informações pessoais têm de ser editadas através do website oficial da Kobo.
  • Light, Sleep & Power
Apesar de a autonomia do Glo ser muito boa, o utilizador pode estabelecer períodos de de inactividade após os quais o eReader entra em modo de espera ou se desliga . Para quem adquirir uma Sleepcover, existe também uma opção para colocar automaticamente o eReader em modo de espera ao fechar a capa.
  • Date & Time
Permite a introdução manual da data e hora.
  • Language
Muito embora os exemplos aqui apresentados estejam em Inglês, os menus podem ser alterados para um dos dez idiomas disponíveis, entre os quais o Português. A nível de dicionários, à data desta análise estavam disponíveis os seguintes: 
Alemão, Inglês, Francês, Holandês, Japonês, Alemão-Inglês, Inglês-Alemão, Inglês-Espanhol, Inglês-Francês, Inglês-Italiano, Espanhol-Inglês,Francês-Inglês, Italiano-Inglês, Espanhol e Italiano. Estes dois últimos não vinham de origem com o leitor, tendo sido necessário efectuar o seu download.
  • Reading Settings
Permite o ajuste das zonas do ecrã onde, durante a leitura, preferimos tocar para passar para a página posterior ou anterior e para aceder às opções. Temos também a importante opção de estabelecer o número de páginas que podemos virar antes de o Glo actualizar o ecrã (no máximo 6) e a possibilidade de apresentar os números de página na margem. 
  • Reading Life
Activar ou desactivar o Reading Life, assim como os avisos de alerta quando se obtém um prémio (mais detalhes acerca destas funcionalidades abaixo).
  • Wi Fi Connection
Editar ou apagar as redes Wi Fi utilizadas.
  • Device Information
Detalhes do hardware e do software do eReader (MAC Adress, memória total e utilizada).
  • Extras
Neste menu podemos aceder a dois jogos (Xadrez e Sudoku), a um Sketch Pad e a um Web Browser bastante básico. A nível de navegação na internet, os aparelhos com ecrã e-Ink não se podem comparar aos tablets. Não que o browser não cumpra a sua função, mas a ausência de cor, a constante actualização do ecrã e as limitadas opções justificam a sua inclusão no menu de Extras. De notar também que o browser consome muito mais bateria do que o modo de leitura, mesmo com a iluminação ligada.

Library
  • Books 
Onde estão incluídos todos os livros carregados no dispositivo. A biblioteca pode ser apresentada em grelha, com 5 livros por página (capa, título, autor, percentagem lida e formato do ficheiro), ou numa vista mais simplificada, onde visualizamos apenas as capas. É também possível aceder a um submenu para cada livro, que permite ao utilizador consultar os detalhes do livro seleccionado, procurar livros semelhantes, adicionar o livro a uma estante, marcá-lo como lido ou eliminá-lo da biblioteca.
  • News & Magazines
Tal como o nome deixa adivinhar, esta secção é dedicada às subscrições de revistas e jornais. Estas subscrições têm de ser efectuadas através do website da Kobo e, pelo menos de momento, não existe nenhuma publicação disponível para o nosso país.
  • Previews
Uma boa parte dos livros da loja Kobo permite o download de uma amostra gratuita. Ao sincronizar o eReader com a conta Kobo, todas as amostras são inseridas nesta secção. A apresentação é semelhante à da secção Books.
  • Shelves
A organização de uma biblioteca é um dos principais problemas dos eReaders, factor que se acentua quando essa biblioteca é constituída por centenas de livros. Esta funcionalidade permite criar diferentes categorias, facilitando assim a referida organização.

Find Books
  • Similar Books
Apresenta recomendações com base no livro que está a ser lido.
  • Recommended for you
Lista de recomendações da loja Kobo.
  • Categories, Free eBooks e Reading Lists
Acesso directo à loja Kobo através da ligação Wi Fi. À data desta análise, a opção que permite consultar os eBooks gratuitos não funcionava, sendo necessário recorrer ao software para desktop ou ao website da Kobo para efectuar o download desses eBooks.
  • Search Kobo
Caixa de pesquisa na loja Kobo.

Reading Life
  • Reading Stats
Apresenta algumas estatísticas relativas à leitura em progresso, assim como alguns indicadores simples, tais como o total de livros lidos e o número de horas despendidas.
  • Awards
Um pouco à semelhança do modelo implementado em muitos videojogos, o utilizador pode receber alguns prémios de acordo com a sua actividade, prémios esses que podem ser partilhados através do Facebook. A lista completa pode ser encontrada aqui.
A terceira e última parte desta análise será dedicada à experiência de leitura no Kobo Glo e deverá ser publicada durante os próximos dias.

2 comentários:

  1. Não tens o link para esta página a funcionar no inicio do artigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É propositado, só coloquei links para as outras partes. Não há grande utilidade em linkar para a própria página que se está a visualizar.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...