29 de agosto de 2012

I Festival Internacional de Contos de Lisboa



Data: 7 a 9 de Setembro de 2012.
Local: Vários (ver programa).
Lisboa já merecia um festival internacional de contos.
A narração oral adquiriu um novo impulso ao profissionalizar-se e conquistar o seu próprio espaço e o seu próprio público. Hoje podemos dizer que as raízes da tradição renascem na sua forma artística, com propostas de alta qualidade estética e de conteúdos.
Não temos dúvidas de que a narração oral é uma arte contemporânea com características específicas que está de excelente saúde em todo o mundo e continua a abrir caminho por ser uma atividade popular, económica, afetiva e criativa que abrange toda a sociedade porque permite a expressão das vozes próximas, bem como as estrangeiras, distantes e até mesmo contraditórias, contribuindo assim para o debate cultural.
O Festival Internacional de Contos de Lisboa, Terra Incógnita, vai dar maior visibilidade a uma arte profundamente humana, melhorando a qualidade humanista de uma cidade que tem sido historicamente um ponto de chegada e de partida para as culturas do mundo. Ao mesmo tempo vai estimular o surgimento de novas propostas no resto do território e consolidar as já existentes, resultando no fortalecimento do imaginário individual e colectivo de pertença a uma cultura viva que tem muito para dizer e para ouvir.
Em Setembro, pretendemos encher a cidade de histórias, com contos para todos em espaços como jardins, ruas, praças, teatros e anfiteatros. Convidámos nomes incontornáveis da narração oral, portugueses e estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...