1 de agosto de 2012

Exposição "Irmãos Grimm - vida e obra"


Data: 1 de Agosto a 31 de Outubro de 2012.
Local: Biblioteca Nacional de Portugal – Galeria Piso I.
Entrada: Livre
Em 2012 celebram-se os 200 anos da publicação do 1.º volume dos Kinder- und Hausmärchen (Contos para as Crianças e para a Família), a famosa colecção de contos dos Irmãos Grimm, que, quase acto contínuo, teve uma imensa repercussão internacional.

Nos anos 30 do século XIX surgiram as primeiras traduções portuguesas de contos de Grimm e, na viragem do século, os Contos para as Crianças e para a Família já pertenciam ao cânone da literatura para a infância em Portugal.

O espectro da recepção internacional da obra dos Grimm excede, contudo, em muito a tradução e edição de contos para leitura de crianças. Com a investigação pioneira da literatura e tradições populares numa via de rigor filológico, Jacob e Wilhelm Grimm tornaram-se figuras tutelares do movimento etnográfico europeu, e a sua colecção de contos constituiu-se como ponto de referência de muitos trabalhos congéneres realizados um pouco por toda a Europa. Portugal não constituiu excepção. Os fundadores da etnografia portuguesa, entre eles, Adolfo Coelho e Teófilo Braga, reportam-se repetidamente aos dois filólogos alemães, não apenas nas suas recolhas de contos populares portugueses, como em muitos outros trabalhos, em áreas tão diversas como as da literatura tradicional, da mitologia popular, da história da língua, ou mesmo do direito.

A exposição Irmãos Grimm – vida e obra procura retratar o percurso de vida pessoal de Jacob e Wilhelm Grimm, ilustrar a sua intervenção política, a actividade bibliotecária e académica, bem como o trabalho científico que desenvolveram, dando ainda testemunho da irradiação internacional da sua obra, muito especialmente da recepção que teve em Portugal.

Organizada pelos Brüder Grimm-Museum (Museu dos Irmãos Grimm) e Brüder Grimm-Gesellschaft (Sociedade dos Irmãos Grimm), de Kassel (Alemanha) a exposição contará ainda com o patrocínio da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Investigação em Estudos Germanísticos, da Embaixada da Alemanha, do Goethe-Institut, da Fundação Marion Ehrhardt e da Universidade de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...