4 de abril de 2012

Mostra Antonio Tabucchi na BNP


Data: 2 a 28 de Abril de 2012.
Entrada: Livre.
Romancista, crítico e professor italiano, foi no convívio com Fernando Pessoa que descobriu e aprofundou a língua portuguesa bem como uma devoção pelo nosso país, vindo a adquirir a nacionalidade portuguesa em 2004. Formado em 1969 como uma tese sobre «O Surrealismo em Portugal», tornou-se um especialista pessoano de crédito reconhecido e foi também tradutor do poeta português para língua italiana, tendo publicado na Imprensa Nacional a obra Pessoana Mínima (1987), em Itália Scritti su Fernando Pessoa (1990) e Gli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa (1994).

Professor de língua e literatura portuguesa desde 1973 na Universidade de Bolonha, depois em Génova e Siena, repartindo o ano com estadia regular em Portugal onde veio a falecer.

Como romancista, a sua primeira novela, Notturno Indiano (1984) foi adaptada ao cinema por Alain Corneau, bem como o romance Dell'orizzonte Il filoi (1986) pelo realizador português Fernando Lopes, e ainda, entre outros, o premiado romance Afirma Pereira (1994) que Roberto Faenza dirigiu.

Distinguido com inúmeros prémios em países europeus, foi distinguido com as insígnias da Ordem do Infante Dom Henrique (1989) pelo Presidente da República de Portugal. Por ocasião da sua morte, a Biblioteca Nacional de Portugal evoca em mostra bibliográfica a obra e a figura de Antonio Tabucchi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...