6 de fevereiro de 2012

Colóquio Mensageiros das Estrelas – Convite à participação


Estão abertas as inscrições para participação na segunda edição do Mensageiros das Estrelas - Colóquio Internacional de Ficção Científica e Fantasia. O comunicado oficial é apresentado abaixo.
Para mais informações podem consultar o website do evento.
   O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa convida à participação nesta iniciativa, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2012 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com apresentações de 20 minutos (máximo) ou propostas de painéis com o máximo de 3 participantes. Os tópicos incluem, mas não se limitam a:
- Banda Desenhada
- Ciência e Ficção
- Fantasia e Ficção Científica no ecrã (cinema, televisão, web,videojogos, etc…)
- Fantasia e narrativa infantil
- Fantasia e o Gótico
- Imaginação e Fantasia
- Inteligência Artificial
- Lugar e não-lugar
- Utopias/Distopias
- Viagens

Resumos:
Os resumos (com o máximo de 250 palavras) devem ser enviados para mensageirosdasestrelas@gmail.com acompanhados de um breve CV (máximo 50palavras) até dia 29 de Fevereiro de 2012.
A resposta de aceitação será enviada até dia 2 de Maio de 2012.

Línguas de trabalho: Português e Inglês

Inscrições:
Primeira Fase: 21 de Maio – 30 de Junho
100 euros (75 estudantes)
Segunda Fase: 1 de Julho – 7 de Setembro
150 euros

Importante:
1) A inscrição só é considerada efectiva após a confirmação do pagamento.
2) Os participantes deverão tratar da respectiva viagem e reservas de hotel.
3) Os alunos deverão apresentar prova em como são estudantes

4 comentários:

  1. Muito interessante... O úlimo em que participei na Faculdade já foi o dedicado a E.A.Poe, há uns três anos, quando ainda estava no Mestrado. Como tenho trabalhado bastante o Gótico e o Fantástico, sou capaz de alinhar!
    Que te parece Adriana Molder(Skin Job) / Blade Runner / Do Androids Dream of Electric Sheep? (P.K.Dick), que constituiu parte do meu trabalho de teoria da Hist da Arte 2 (doutoramento), no ano passado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me interessante e adequado mas, tendo em conta a menção do gótico (tanto no comentário, como no próprio comunicado), não posso deixar de dizer que ligações desse género com o fantástico e a fc dariam também uma óptima apresentação.

      Eliminar
    2. No caso que referi, essas ligaçõs são quase inevitáveis (ambientes, criaturas, conceito de crime /castigo, conceito de humano, a mulher, etc).
      Terei que ver como estou de tempo. :)

      Eliminar
  2. Pontos de ligação não faltam, mas a noção que tenho é que essas relações são pouco exploradas nos eventos dedicados ao fantástico que se realizam no nosso país. Na verdade, ou eu ando bastante desatento, ou desde o colóquio "Poe e a criatividade gótica" o gótico tem permanecido na sombra.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...