30 de junho de 2011

Lisboa Electropunk

  O propósito desta antologia temática será retratar Lisboa na volta do Milénio — Natal do Ano 2000 — mas um Milénio diferente tal como poderia ter sido imaginado pelos autores do início do séc XX.
Trata-se pois de um conceito semelhante ao tão popular género steampunk, mas com duas diferenças. As narrativas terão de decorrer precisamente no ano 2000, ou seja, no futuro e a base de energia não será o vapor, tão caro aos autores com Blaylock, Powers e Gibson, mas sim a electricidade cuja utilização começava já a despontar na aurora do século XX.
A nossa intenção será criar um mundo consensual, de uma série de contos interligados no mesmo tempo (uma semana), no mesmo futuro/passado (ano 2000), onde serão utilizadas todas as tecnologias sonhadas pelos nossos avós.
Com organização de João Barreiros, a editora Saída de Emergência aceita submissões para esta nova antologia que deverá ser publicada no verão de 2012.
O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Mapa Literário

O Literature-Map.com é um website que, após a introdução do nome de um escritor, gera uma lista de sugestões em que o escritor seleccionado ocupa a posição central e os escritores sugeridos gravitam em torno deste, sendo a distância o principal indicador de semelhança entre os mesmos. Uma ferramenta de fácil utilização que permite descobrir novos autores tendo em conta os gostos literários de cada um.

27 de junho de 2011

Gonçalo M. Tavares Vence o Grande Prémio de Romance e Novela APE/MC 2010

  Relativamente aos livros publicados em 2010, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/MC, atribuído desde 1982, em vinte e nove anos consecutivos, acaba de galardoar a obra “Uma Viagem à Índia”, de Gonçalo M. Tavares (Caminho).
Ao reunir pela 3.ª vez, o júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Dacosta, Isabel Cristina Rodrigues, José Manuel de Vasconcelos e Violante Magalhães, deliberou por maioria, pois Isabel Cristina Rodrigues e José Manuel de Vasconcelos votaram em “A Cidade do Homem”, de Amadeu Lopes Sabino (Sextante).
As 99 obras admitidas ao concurso (mais 14 do que no ano passado), e dado que duas são de co-autoria, outras duas de um mesmo autor e mais duas de um outro, correspondem também a 99 escritores, 74 homens, 25 mulheres, tendo a chancela de 43 editoras (mais 10 do que no ano passado).
O Grande Prémio de Romance e Novela, no montante de 15 000 Euros, já distinguiu 25 autores, de 16 editoras, havendo 4 que bisaram: Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol. Foram patrocinadores, relativamente a esta sua última edição: o Ministério da Cultura, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, o Município de Grândola e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Leilão "Livros e Manuscritos: Séculos XVI a XX"

Livros e Manuscritos: Séculos XVI a XX
Data: 27 de Junho, pelas 21.00h
Local: Palácio da Independência, Lisboa

26 de junho de 2011

Leituras Digitais (19 a 25 de Junho)



Rubrica semanal de notícias e artigos relacionados com a edição de livros digitais.

  The British Library has signed a deal with Google, which will see one of the largest collections of books and pamphlets in the world made available and searchable online for the first time. The deal included 250,000 out-of-copyright books from the Library’s collections, covering up to 40 million pages from 1700-1870, from the French Revolution to the end of slavery.
  The world's largest pub­lishers have begun growing again after weathering the global recession over the past three years, with ­Pearson once again emerging as top dog.
  According to the annual ranking of global pub­lishing performance, compiled on behalf of Livres Hebdo, Buchreport, Publishers Weekly and The Bookseller, publishing revenues in 2010 have overtaken the total ­revenues for 2008 and 2009.
  Locke said: "Kindle Direct Publishing has provided an opportunity for independent authors to compete on a level playing field with the giants of the book selling industry. Not only did KDP give me a chance, they helped at every turn. Quite simply, KDP is the greatest friend an author can have."
  During a discussion on "New Skill Sets: Capabilities Publishers Don't Have and How They're Developing Them", Charlie Redmayne, global executive vice-president for digital at HarperCollins, stressed editors needed to look beyond the book, or give it over to the best person who could "tell the story digitally". He said: "Editors need to become not just editors of books, but people with the content vision, and there are not enough editors in the industry who have those skills."
  What used to be seen as a last resort is fast becoming the most successful trend in writing. Alison Flood talks to the authors doing it themselves.
  Once again, JK Rowling and her marketing team have left the rest of the publishing world standing while she blazes a trail into the record books. I'll eat my hardback copy of The Deathly Hallows if the Harry Potters aren't the fastest-selling ebooks in history by the end of this year – and I can only tip my hat in admiration.

Vencedores dos Locus Awards 2011

Science Fiction Novel

·         Surface Detail, Iain M. Banks (Orbit UK; Orbit US)
·         Cryoburn, Lois McMaster Bujold (Baen)
·         Zero History, William Gibson (Putnam; Viking UK)
·         The Dervish House, Ian McDonald (Pyr; Gollancz)
·         Blackout/All Clear, Connie Willis (Spectra)

Fantasy Novel

·         Under Heaven, Guy Gavriel Kay (Penguin Canada; Roc)
·         Kraken, China Miéville (Macmillan UK; Del Rey)
·         Who Fears Death, Nnedi Okorafor (DAW)
·         The Fuller Memorandum, Charles Stross (Ace; OrbitUK)
·         The Sorcerer’s House, Gene Wolfe (Tor)

First Novel

·         The Loving Dead, Amelia Beamer (Night Shade)
·         The Hundred Thousand Kingdoms, N.K. Jemisin (Orbit UK; Orbit US)
·         Shades of Milk and Honey, Mary Robinette Kowal (Tor)
·         The Quantum Thief, Hannu Rajaniemi (Gollancz; Tor)
·         How to Live Safely in a Science Fictional Universe, Charles Yu (Pantheon)

Young Adult Book

·         Ship Breaker, Paolo Bacigalupi (Little, Brown)
·         Mockingjay, Suzanne Collins (Scholastic)
·         Enchanted Glass, Diana Wynne Jones (HarperCollins UK; Greenwillow)
·         I Shall Wear Midnight, Terry Pratchett (Gollancz; HarperCollins)
·         Behemoth, Scott Westerfeld (Simon Pulse; Simon & Schuster UK)

Novella

·         Bone and Jewel Creatures, Elizabeth Bear (Subterranean)
·         The Lifecycle of Software Objects, Ted Chiang (Subterranean)
·         “The Mystery Knight”’, George R.R. Martin (Warriors)
·         “Troika”, Alastair Reynolds (Godlike Machines)
·         “The Lady Who Plucked Red Flowers beneath the Queen’s Window’”, Rachel Swirsky (Subterranean Summer ’10)

Novelette

·         “The Fool Jobs”, Joe Abercrombie (Swords & Dark Magic)
·         “The Truth Is a Cave in the Black Mountains”, Neil Gaiman (Stories)
·         “The Mad Scientist’s Daughter”, Theodora Goss (Strange Horizons 1/18-1/25/10)
·         “Plus or Minus”, James Patrick Kelly (Asimov’s 12/10)
·         “Marya and the Pirate”, Geoffrey A. Landis (Asimov’s 1/10)

Short Story

·         “Booth’s Ghost”, Karen Joy Fowler (What I Didn’t See and Other Stories)
·         “The Thing About Cassandra”, Neil Gaiman (Songs of Love and Death)
·         “Names for Water”, Kij Johnson (Asimov’s 10-11/10)
·         Thirteen Ways of Looking at Space/Time”, Catherynne M. Valente (Clarkesworld 8/10)
·         “The Things”, Peter Watts (Clarkesworld 1/10)

Magazine

·         Analog
·         Asimov’s
·         F&SF
·         Subterranean
·         Tor.com

Publisher

·         Baen
·         Night Shade Books
·         Orbit
·         Subterranean Press
·         Tor

Anthology

·         Zombies vs. Unicorns, Holly Black & Justine Larbalestier, eds. (McElderry)
·         The Beastly Bride, Ellen Datlow & Terri Windling, eds. (Viking)
·         The Year’s Best Science Fiction: Twenty-Seventh Annual Collection, Gardner Dozois, ed. (St. Martin’s)
·         Warriors, George R.R. Martin & Gardner Dozois, eds. (Tor)
·         Swords & Dark Magic, Jonathan Strahan & Lou Anders, eds. (HarperCollins)

Collection

·         Mirror Kingdoms, Peter S. Beagle (Subterranean)
·         What I Didn’t See and Other Stories, Karen Joy Fowler (Small Beer)
·         Fritz Leiber: Selected Stories, Fritz Leiber (Night Shade)
·         The Best of Kim Stanley Robinson, Kim Stanley Robinson (Night Shade)

Editor

·         Ellen Datlow
·         Gardner Dozois
·         Gordon Van Gelder
·         David G. Hartwell
·         Jonathan Strahan

Artist

·         Bob Eggleton
·         Donato Giancola
·         John Picacio
·         Shaun Tan
·         Michael Whelan

Nonfiction/Art Books

·         Spectrum 17, Cathy & Arnie Fenner, eds. (Underwood)
·         80! Memories & Reflections on Ursula K. Le Guin, Karen Joy Fowler & Debbie Notkin, eds. (Aqueduct)
·         Robert A. Heinlein: In Dialogue with His Century: Volume 1: 1907-1948: Learning Curve, William H. Patterson, Jr., (Tor)
·         CM Kornbluth: The Life and Works of a Science Fiction Visionary, Mark Rich (McFarland)
·         Charles Vess & Neil Gaiman, Instructions (Harper)

24 de junho de 2011

Lançamento da revista Bang! n.º 10

Apresentação da Revista Bang! n.º 10
Data: 9 de Julho, pelas 18.00h
Local: Fnac Almada

A apresentação conta, para além das presenças habituais de Luís Corte Real e Safaa Dib, com a participação do escritor João Barreiros.

21 de junho de 2011

Feira Laica - Feira de Edição Independente


Feira Laica Verão 2011
Data: 25 e 26 de Junho, entre as 14.00h e as 20.00h
Entrada: Gratuita com excepção dos concertos

20 de junho de 2011

Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012

Regulamento

O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decidiu celebrar na sua edição de 2012 o Cinema de Ficção Científica. Paralelamente a essa iniciativa, promove o presente Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012, com o seguinte regulamento:

1- São aceites contos inéditos, em língua portuguesa, com reconhecíveis elementos de Ficção Científica. Tratando-se de um género vasto, que transcende definições simples, os critérios de avaliação serão baseados em três pilares: ambiência, carácter especulativo e criatividade.

2- Cada autor só poderá submeter um conto a concurso. A extensão máxima de cada conto a concurso será de 75.000 caracteres (incluindo espaços).

3- Os contos deverão ser submetidos em ficheiro electrónico, formato rtf ou word, como anexo de um email enviado para contos.fantas@gmail.com. O ficheiro do manuscrito terá formatação A4, espaçamento de linha e meia, fonte Times New Roman, tamanho 12. O manuscrito apenas será identificado, na página de rosto, pelo título do conto e pseudónimo do autor. O corpo do email de submissão incluirá o pseudónimo, o nome verdadeiro, morada e contacto telefónico. O título do email de submissão deverá incluir a referência “Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012”.

4- Os contos seleccionados serão incluídos na Antologia de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012, organizada por Rogério Ribeiro e publicada na colecção 1001 Mundos (Ed. Gailivro). Caberá ao organizador determinar quantos contos a concurso, para além do vencedor, poderão ser publicados; respeitando para isso a ordenação atribuída pelo Júri. A par dos contos a concurso seleccionados, a Antologia conterá também contos de autores convidados, nacionais ou estrangeiros.

5- A data limite de submissão de manuscritos é 14 de Outubro de 2011. Os contos recebidos em data posterior serão automaticamente excluídos. O resultado do Concurso será anunciado até ao fim de Novembro. A Antologia será lançada durante o Fantasporto 2012, a realizar de 20 de Fevereiro a 4 de Março de 2012.

6- O Júri do Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012 será constituído pelo organizador da Antologia e por um representante da Editora Gailivro. Adicionalmente, serão convidados outros membros de reconhecida competência. A constituição efectiva do Júri apenas será tornada pública aquando do anúncio do vencedor.

7- O Júri designará um vencedor do Concurso, e várias menções honrosas, devidamente ordenadas. O Júri poderá decidir não distinguir qualquer conto a concurso, caso entenda não estarem preenchidos os devidos padrões de qualidade. Os membros do Júri não poderão participar com contos a concurso. A decisão do júri é final.

8- Cada autor publicado terá direito a um exemplar gratuito da Antologia e aos respectivos direitos de autor pagos pela Editora Gailivro; calculados por divisão entre os autores publicados. A reprodução dos contos publicados até um ano após a data de lançamento da Antologia só poderá ser feita por concordância do organizador da Antologia e da Editora, a pedido do autor. Nos restantes casos, os autores mantêm a total propriedade da sua obra.

9- As questões não cobertas por este regulamento serão resolvidas pelo organizador da Antologia.

10- A submissão ao Concurso de Contos de Ficção Científica – Fantasporto 2012 pressupõe a aceitação integral do presente regulamento.
Para mais informações:

19 de junho de 2011

Leituras Digitais (12 a 18 de Junho)



Rubrica semanal de notícias e artigos relacionados com a edição de livros digitais.

  Kinokuniya, Sony, Panasonic, and Rakuten met in Japan today and released a statement stating that they plan “discuss building a system that will allow reciprocal use of their e-book readers and stores by the second half of the year.”  the goal of this partnership is a single service that lets users see all ebook purchases from all stores and manage them across all devices.
  It is always worth stopping and looking at the basics of any such idea, rather than simply going along with the crowd and accepting without examination that such things as ereaders and attendant ebooks are in some mysterious manner better than their paper counterparts.
  With the advent of ebooks, self-publishing has exploded, convincing some authors they don't need publishers. But what about the editors?
  Of course Godin has a great deal of experience in book publishing and was going into the process blind. And Poke the Box “sold more copies in its first month than any book” he’s done. But it’s just the beginning for Godin’s ”Domino Project” — a hybrid publishing/marketing company, run by Godin with a skeleton staff and a merry band of interns — and powered by Amazon.com.
  How does he manage to succeed while defying convention?  What are his plans? And does he believe he can beat the Big Six at their own game?
  Publishers, academics, digital pioneers and writers assembled in Milan at the Book Tomorrow conference. Claire Armitstead went along to find out what the future holds for the printed word.
  We may regret increasing our eBook prices but there has to become a point where the eBook reading audience has reached maturity and become comfortable with buying new titles instead of expecting to download them free or having a less pleasurable experience through downloading pirated eBooks on torrents (along with a lot of other hidden viruses, trojans and malware). I think we have passed that point. Clearly readers are prepared to consume eBooks and to do so as voraciously as they do their paper counterparts, so the market needs to establish the true worth of an eBook without alienating this growing sector of consumers. We must be aware the large publishers can undercut any price the independents care to set, so my thinking is that we should now be leading the way with pricing which actually reflect a serious business model for eBooks.
New York Times E-Book Best Sellers

  These lists are an expanded version of those appearing in the June 26, 2011 print edition of the Book Review, reflecting sales for the week ending June 11, 2011.

E-Book Fiction

1.                      THE HELP, by Kathryn Stockett
2.                      STATE OF WONDER, by Ann Patchett
3.                      SUMMER SECRETS, by Barbara Freethy
4.                      WATER FOR ELEPHANTS, by Sara Gruen
5.                      THE WINTER SEA, by Susanna Kearsley

E-Book Nonfiction

1.                      MY HORIZONTAL LIFE, by Chelsea Handler
2.                      HEAVEN IS FOR REAL, by Todd Burpo with Lynn Vincent
3.                      BOSSYPANTS, by Tina Fey
4.                      IN THE GARDEN OF BEASTS, by Erik Larson
5.                      UNBROKEN, by Laura Hillenbrand

Vencedores dos Bram Stoker Awards 2010


Foram recentemente anunciados os vencedores da edição de 2010 dos Bram Stoker Awards:
Superior Achievement in a Novel
  • HORNS by Joe Hill (William Morrow)
  • ROT AND RUIN by Jonathan Maberry (Simon & Schuster)
  • DEAD LOVE by Linda Watanabe McFerrin (Stone BridgePress)
  • APOCALYPSE OF THE DEAD by Joe McKinney (Pinnacle)
  • DWELLER by Jeff Strand (Leisure/Dark Regions Press)
  • A DARK MATTER by Peter Straub (DoubleDay)
Superior Achievement in a First Novel
  • BLACK AND ORANGE by Benjamin Kane Ethridge (Bad Moon Books)
  • A BOOK OF TONGUES by Gemma Files (Chizine Publications)
  • CASTLE OF LOS ANGELES by Lisa Morton (Gray Friar Press)
  • SPELLBENT by Lucy Snyder (Del Rey)
Superior Achievement in Long Fiction
  • THE PAINTED DARKNESS by Brian James Freeman (Cemetery Dance)
  • DISSOLUTION by Lisa Mannetti (Deathwatch)
  • MONSTERS AMONG US by Kirstyn McDermott (Macabre: A Journey through Australia’s Darkest Fears)
  • THE SAMHANACH by Lisa Morton (Bad Moon Books)
  • INVISIBLE FENCES by Norman Prentiss (Cemetery Dance)
Superior Achievement in Short Fiction
  • RETURN TO MARIABRONN by Gary Braunbeck (Haunted Legends)
  • THE FOLDING MAN by Joe R. Lansdale (Haunted Legends)
  • 1925: A FALL RIVER HALLOWEEN by Lisa Mannetti (Shroud Magazine #10)
  • IN THE MIDDLE OF POPLAR STREET by Nate Southard (Dead Set: A Zombie Anthology)
  • FINAL DRAFT by Mark W. Worthen (Horror Library IV)
Superior Achievement in an Anthology
  • DARK FAITH edited by Maurice Broaddus and Jerry Gordon (Apex Publications)
  • HORROR LIBRARY IV edited by R.J. Cavender and, Boyd E. Harris (Cutting Block Press)
  • MACABRE: A JOURNEY THROUGH AUSTRALIA’S DARKEST FEARS edited by Angela Challis and Marty Young (Brimstone Press)
  • HAUNTED LEGENDS edited by Ellen Datlow and Nick Mamatas (Tor)
  • THE NEW DEAD edited by Christopher Golden (St. Martin'sGriffin)
Superior Achievement in a Collection
  • OCCULTATION by Laird Barron (Night Shade Books)
  • BLOOD AND GRISTLE by Michael Louis Calvillo (Bad Moon Books)
  • FULL DARK, NO STARS by Stephen King (Simon and Schuster)
  • THE ONES THAT GOT AWAY by Stephen Graham Jones (Prime Books)
  • A HOST OF SHADOWS by Harry Shannon (Dark Regions Press)
Superior Achievement in Nonfiction
  • TO EACH THEIR DARKNESS by Gary A. Braunbeck (Apex Publications)
  • THE CONSPIRACY AGAINST THE HUMAN RACE by Thomas Ligotti (Hippocampus Press)
  • WANTED UNDEAD OR ALIVE by Jonathan Maberry and Janice Gable Bashman (Citadel)
  • LISTEN TO THE ECHOES: THE RAY BRADBURY INTERVIEWS by Sam Weller (Melville House Publications)
Superior Achievement in a Poetry Collection
  • DARK MATTERS by Bruce Boston (Bad Moon Books)
  • WILD HUNT OF THE STARS by Ann K. Schwader (Sam's Dot)
  • DIARY OF A GENTLEMAN DIABOLIST by Robin Spriggs (Anomalous Books)
  • VICIOUS ROMANTIC by Wrath James White (Needfire Poetry)
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