4 de novembro de 2011

Fórum Fantástico 2011


O Fórum Fantástico regressa à Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro entre 18 e 20 de Novembro, com organização de Safaa Dib e Rogério Ribeiro. Já são conhecidos alguns pormenores relativamente à programação deste ano:

18 de Novembro

Para o primeiro dia do evento está previsto um painel de discussão sobre o ensino da Ficção Científica, contando com a presença de Maria do Rosário Pedreira (A Simbólica do Espaço em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien), Jorge Martins Rosa e João Lin Yun (Vida no Universo), estando a moderação a cargo de Rogério Ribeiro.
Em seguida realizar-se-á outro painel de discussão, desta feita em torno da literatura fantástica, com Daniel Cardoso, Inês Rolo, Madalena Santos (Terras de Corza), Bruno Martins Soares (Alex 9) e Pedro Ventura (O Regresso dos Deuses).
Ainda dentro da literatura fantástica, Octávio Santos (A República Nunca Existiu!) vai moderar um painel sobre a evolução do género na literatura portuguesa.
A fechar a programação do primeiro dia, Pedro Marques, designer e autor do cartaz do evento, será responsável por uma apresentação sobre Design e Ficção Científica.

19 de Novembro

O segundo dia é dedicado em parte às antologias, com a apresentação de Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, o anúncio dos vencedores cujos trabalhos irão integrar a antologia de contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012 e, finalmente, algumas novidades sobre o projecto Lisboa Electropunk, coordenado por João Barreiros.
Estão também previstos dois debates, um deles com o título “Conspirações e Apocalipses” e outro em acerca de questões de identidade e metaliteratura.

20 de Novembro

No terceiro e último dia serão apresentadas várias obras de banda desenhada, entre as quais As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II, Voyager, Asteroid Fighters, É de Noite que Faço as Perguntas e O Pequeno Deus Cego.
Na categoria de cinema, João Monteiro (organizador do Motelx) irá falar de um projecto relacionado com António de Macedo, sendo o fórum encerrado com a apresentação da curta-metragem Banana Motherfucker.

De notar que esta informação não é ainda definitiva, pelo que a programação detalhada só será conhecida após anúncio oficial por parte da organização através do blog do evento e da página oficial no Facebook.


Esta informação foi parcialmente retirada da edição n.º 104 da revista Os Meus Livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...