2 de setembro de 2011

Ler em Lisboa: Biblioteca Municipal de Belém



A Biblioteca Municipal de Belém encontra-se instalada no Palácio Angeja, edifício setecentista situado na Rua da Junqueira. Mandado construir por D. Pedro José de Noronha após o devastador terramoto de 1755, o Palácio passou por diversas fases, tendo sido convertido em prédio de rendimento em 1910 (destacando-se Almeida Garret entre os moradores que albergou) e, posteriormente, num colégio reservado aos familiares de pescadores de uma frota bacalhoeira. Em 1962 é adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, sendo a biblioteca inaugurada a 11 de Junho de 1965, mantendo-se em actividade até aos dias de hoje.



A biblioteca ocupa os dois pisos do Palácio, estando o piso térreo reservado às secções Infanto-Juvenil e Multimédia, assim como para as exposições temporárias, enquanto que no 1.º piso se encontra o sector dedicado aos adultos, uma sala de periódicos e um agradável terraço com vista para o rio Tejo.
Para mais informações, incluindo horários, contactos e transportes, podem consultar website das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

1 comentário:

  1. Esta é a biblioteca que frequento e só posso dizer que adoro! Adoro o espaço e os funcionários são muito simpáticos e prestáveis. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...