A 18 de Junho, um ano depois da sua morte, as cinzas de José Saramago serão depositadas diante da Casa dos Bicos, frente ao rio Tejo, em Lisboa.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Azinhaga e a Fundação José Saramago convidam V. Exa. para um acto que não será de despedida porque há pessoas a quem não se pode dizer adeus.
No acto intervirão o professor e cantor lírico Jorge Vaz de Carvalho, que lerá Palavras para uma Cidade, de José Saramago, e a escritora Lídia Jorge. Actuará a Orquestra de Percussão Tocá Rufar.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa encerrará a cerimónia.
Para além desta cerimónia encontram-se agendados diversos eventos relacionados com José Saramago, entre os quais destaco aqueles que se realizarão em Portugal:
Conferência de imprensa e apresentação dos livros Palavras Para José Saramago (Ed. Caminho), O Silêncio da Água, de José Saramago (Ed. Caminho) e A Última Entrevista de José Saramago, de José Rodrigues dos Santos (Gradiva)
Data: 17 de Junho, pelas 12.00h
Local: Câmara Municipal de Lisboa, Salão Nobre dos Paços do Concelho
Apresentação do DVD e exibição do filme “José e Pilar”, com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes e de Pilar del Rio
Data: 18 de Junho, pelas 21.30h
Local: Cinemateca Portuguesa
Espectáculo “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, com música de Joseph Haydn e textos de José Saramago
Data: 19 de Junho, pelas 18.30h
Local: Centro Cultural de Belém
Sem comentários:
Publicar um comentário