A tecnologia, nas suas diversas modalidades, exerce uma influência cada vez mais abrangente sobre todos os níveis da realidade. Desde o e-commerce e o e-business, passando por noções como Inteligência Colectiva, rede social, ou por matérias de nítido pendor pós-humano, como parece ser o caso dos conteúdos bio-cibernéticos, assistimos a uma desmaterialização acelerada do mundo que enfatiza a virtualização do espaço. Deste mundo em linha, ressalta a ideia clara de que nada será como antes.É assim pouco menos que impossível pensar o planeta – onde diariamente milhões de pessoas, ligadas a terminais de computador, se conectam umas às outras –, sem considerar a dominante tecnológica.Vocacionado para refletir a tecnologia em contexto escolar e literário, o LiteraTic - I Congresso Literatura Infanto-juvenil e Novas Tecnologias propõe-se refletir sobre o modo como as novas linguagens e literacias digitais interagem com as narrativas infanto-juvenis.
Realiza-se nos próximos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório do Parque de Exposições de Braga, o 1.º Congresso de Literatura Infanto-Juvenil e Novas Tecnologias.
O programa do evento pode ser consultado abaixo. Para mais informações devem visitar o website do Literatic.
06 de Maio (Sexta-feira)
09:00 – Entrega de documentação09:15 – Sessão de Abertura09:30 – Literatura Infantil e Tecnologia: novos formatos para a fruição leitoraProfessor Fernando Azevedo Fraga (Universidade do Minho)10:15 – A mediação leitora inter-ciclos e as TICDoutora Gisela Silva (Professora Bibliotecária - E.B 2,3 de Beiriz)
11:00 – Coffee Break11:15 – A multimédia ao serviço da Educação e da CulturaProfessor Paulo Sampaio (Universidade da Madeira)12:00 – “O Mistério da Rainha Roxa” – tecnologia e narrativaMestre Evandro Morgado (Professor Bibliotecário - Agrupamento de Escolas Bento Carqueja)Dr.ª Márcia Morgado (Professora Bibliotecária - Agrupamento de Escolas Bento Carqueja)13:00 – Almoço14:30 – Literatura infanto-juvenil e procedimentos de reescrita e paródia de Luís de Camões em clave pós-modernaJosé Cândido Martins (Universidade Católica Portuguesa - pólo de Braga)15:15 – Desafios da Literatura Infanto-juvenilMesa redonda
16:00 – Coffee Break
16:15 – Os novos caminhos do conto infantilDr. Francisco Fernandes (Secretário Regional de Educação e Cultura da R. A. da Madeira)17:00 – Novos cenários e suportes de leituraDr. Carlos Pinheiro (Professor Bibliotecário e Coordenador Interconcelhio da RBE)17:45 – Os tesouros da memória e a literatura infantilProfessor Alexandre Parafita (Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro)
07 de Maio (Sábado)09:30 – A Literatura para a infância e o projecto Gulbenkian/Casa da LeituraProfessora Sara Raquel Duarte Reis Silva (Universidade do Minho)10:15 – Se Pinóquio nascesse hoje, seria um cyborg? Um olhar do imaginário educacionalProfessor Alberto Filipe Araújo (Universidade do Minho)
11:00 – Coffee Break
11:15 – «www.literaturainfantil.pt - tecnologicamente falando de Literatura Infantil»Mestre Rita Simões (Conservatório de Música Caloust Gulbenkian)12:00 – “O Guardião da Floresta” – ficção e blogosferaProfessor Sérgio Sousa (Universidade do Minho)
13:00 – Almoço
14:30 – O LIVRO, projeto de futuroDr.ª Ana Cabral (Rede de Bibliotecas Escolares)15:15 – A Literatura em contexto tecnológico: Mesas Educativas e-BlocksMestre Susana OliveiraMestre Armando Oliveira
16:00 – Coffee Break
16:15 – Ler com as TIC: linhas de futuroMestre Teresa Pombo (Agrupamento de Escolas da Charneca da Caparica)17:00 – Literatura Infanto-juvenil: contributos para a Educação das crianças/jovens com Necessidades Educativas EspeciaisMestre Emília Baliza (CRTIC de Setúbal)17:45 – A Literatura infantil: problemas e desafios da sociedade actualProfessor Armindo Mesquita (Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro)
Sem comentários:
Publicar um comentário