28 de outubro de 2010

Fénix Fanzine


Como anunciei recentemente, foi lançado o fanzine Fénix que visa a promoção de textos que se inserem na ficção científica, fantasia ou horror. Apesar de existirem já três publicações focadas nos referidos géneros, a Fénix consegue diferenciar-se das demais em diversos aspectos. Primeiramente, a fanzine não está ligada a nenhuma editora, o que permite uma maior liberdade no que ao seu conteúdo diz respeito. Em segundo lugar, apresenta um baixo preço. Finalmente, através do seu suplemento Pumba!, proporciona um olhar humorístico sobre o fandom nacional que, espero, venha dissipar um pouco o clima de tensão que recorrentemente nele se instala.
O formato parece-me apropriado, assim como o grafismo, apesar de este último poder vir a ser melhorado no futuro. A escassez de tempo para a preparação da fanzine reflecte-se, naturalmente, no resultado final, onde se encontram alguns erros que poderiam ter sido evitados. Creio que sem estes constrangimentos a nível de tempo, os responsáveis pela Fénix poderão facilmente apresentar uma melhor publicação.
A nível de sugestões, e porque espero sinceramente que venham a ser publicados mais números, deixo algumas ideias que podem contribuir para cimentar os pontos diferenciadores que apontei anteriormente:

Interactividade entre autores e leitores – Denotando-se uma aposta clara em novos autores, a criação de uma plataforma que permita uma maior interactividade entre estes e os leitores pode ser uma importante fonte de feedback.
Humor – Manutenção do espírito bem-humorado, procurando, no entanto, evitar a exposição de conflitos de carácter pessoal, como me parece evidente na crónica de Ricardo Loureiro.
Método de pagamento – Uma maior variedade de métodos de pagamento, explicados de forma clara e sucinta, facilitaria o processo de aquisição.
Revisão – Um processo de revisão mais cuidado evitaria os erros presentes neste primeiro número, e o debate entre editores e autores acerca do conteúdo a publicar pode contribuir para uma maior qualidade dos textos seleccionados.

Em suma, aproveitar a liberdade que advém da ausência de compromissos editoriais, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os leitores, como para os autores que, possivelmente, vêem pela primeira vez o seu trabalho publicado em formato impresso.

2 comentários:

  1. Muito obrigada pelos comentários e sugestões. Todas elas muito válidas e de um modo muito directo e franco. Agradecemos este tipo de comentários.

    ResponderEliminar
  2. De nada :) Desejo o melhor para a Fénix, e poderão contar sempre com a minha opinião.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...