1 de setembro de 2010

Artes Visuais: Augusto Peixoto


Augusto Peixoto, geralmente conhecido como IrondoomDesign, é um dos mais notáveis artistas portugueses na comunidade do deviantArt. Iniciou o seu percurso profissional como Desenhador Gráfico aos 18 anos, e as inovações tecnológicas na área da edição fotográfica vieram proporcionar-lhe as ferramentas necessárias para a criação do seu estilo próprio. 
A música representa uma outra vertente artística de Augusto, baterista com mais de 20 anos de carreira, fazendo parte de duas bandas de Metal: Cycles e Head:Stoned.


As suas manipulações estão predominantemente envoltas por uma atmosfera melancólica, retratando uma natureza misteriosa, cuja beleza provém da harmonia entre aspectos contrastantes. Assim, é possível identificar diversas dicotomias no trabalho de Augusto Peixoto, desde a construção de um quadro surreal a partir de elementos que povoam o nosso quotidiano, às paisagens estéreis conjugadas com simbólicas manifestações de vida, sem que seja prejudicada a coerência do conjunto.


Apesar disso, não se limita a imagens soturnas, apresentando também um lado mais alegre, em que imperam os motivos primaveris envoltos por uma aura de serenidade. E se é certo que se denota o uso recorrente de certos elementos, não é menos verdade que, apesar disso, cada uma das suas manipulações se destaca das restantes, surpreendendo-nos através do nível de qualidade mantido ao longo da sua vasta galeria.


Para apreciar a arte de Augusto Peixoto, ou conhecer os projectos musicais em que este se insere, podem consultar as seguintes ligações:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...