3 de agosto de 2010

Artes Visuais: Abigail Larson



Apesar do ênfase dado à literatura neste blog, com o trabalho desta surpreendente ilustradora espero vir a iniciar uma série de artigos que se foca nas artes visuais, campo que muitas vezes se inspira nos livros e permite o enriquecimento da nossa experiência de leitura.
Como referido, Abigail é uma ilustradora, americana de origem, apresentando um considerável talento. A arte de desenhar, que era inicialmente o seu refúgio, tornou-se numa paixão que cresceu ao longo dos anos, impulsionando-a para uma carreira artística.


Edgar Allan Poe é uma das suas principais fontes de inspiração. Segundo Abigail os seus desenhos começaram por ser uma resposta às imagens que as histórias lhe evocavam, a sua forma de expressão. Escritores como Lewis Carroll, Neil Gaiman, Mary Shelley e H.P. Lovecraft são também referências facilmente identificáveis nos seus desenhos. Em termos de estilo, Abigail aponta Arthur Rackham como o artista mais influente, que lhe permitiu manter um pouco da tradição presente na obra desse autor e complementá-la com características modernas, pelo que as suas ilustrações se destacam pelos contrastes nelas representados, em que a beleza se mistura com o macabro.




O estilo original combinado com ambiente gótico que Abigail retrata, torna os seus trabalhos bastante apropriados a títulos que se inserem no género fantástico e no horror, de certa forma amplificando sensações que são comumente transmitidas nesse tipo de textos.
A sua arte foi publicada em diversas revistas, livros, e apresentada em várias galerias (incluindo The Poe Museum e The Museum of American Illustration - Society of Illustrators), estando disponível na Lulu.com um pequeno livro em que estão incluídos alguns dos desenhos relacionados com os seus mais recentes projectos.


Para conhecer melhor Abigail Larson e a sua arte podem consultar as seguintes ligações:

2 comentários:

  1. Não conhecia o trabalho da ilustradora mas gostei do que vi. Tem um traço muito emotivo.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.
    Sei bastante bem como é díficil postar um artigo sobre uma artista. Pensamos sempre que falta algo para os descrever. Mas digo-te que este post está excelente :]

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...