19 de julho de 2010

Manuscritos de Franz Kafka

São hoje abertos quatro cofres no banco de Zurique, na sequência do processo legal respeitante à disputa dos direitos sobre os manuscritos de Kafka, conservados pelo seu amigo Max Brod e, após a morte deste, pela sua secretária Esther Hoffe, cujo falecimento em 2007 veio despoletar a presente disputa, entre o Estado de Israel e as irmãs Hoffe.
Presume-se que nos cofres se encontrem milhares de manuscritos, alguns nunca publicados, sendo a sua abertura realizada na presença de advogados e peritos alemães que irão realizar um inventário rigoroso a ser entregue em tribunal.
A publicação desse material está dependente da decisão tomada pelo juiz, podendo esta passar pela sua transferência para um arquivo público.


Podem ler mais sobre o assunto no jornal Guardian, e no jornal i.


1 comentário:

  1. Olá, aproveito o post para fazer um convite. Me chamo Raisa e faço parte do elenco do LABIRINTO KAFKA, que está em cartaz em São Paulo no Teatro João Caetano (Av. Borges Lagoa, 650, próx. ao Metrô Sta. Cruz)até 12 de setembro. O nosso grupo, a Confraria dos Ritos, trabalha a metodologia dos Ritos do Ator e do Teatro Fractal, buscando novas formas para além do realismo. Nesse trabalho nos alimentamos de tudo o que possa ser Kafkaniano para fazer esse espetáculo que conta com um Kafka metamorfoseado em si mesmo. Viajamos pelos universos do "O Processo" e "A Metamorfose".
    O site do grupo e do espetaculo www.confrariadosritos.com
    Obrigada, Raisa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...